Perguntas Frequentes

Os honorários médicos podem variar de acordo com formação do cirurgião e com o tipo de procedimento a ser realizado. Além disso, o local escolhido pelo médico, deve ser adequado e garantir a segurança do paciente. Para se saber o custo de cada cirurgia, deve-se considerar:

  • Honorários: do cirurgião, dos cirurgiões assistentes , do anestesista, da instrumentadora cirúrgica e da enfermeira da equipe.
  • Custos hospitalares.

Para determinadas cirurgias, pode ser necessário:

  • Malhas compressivas e meias;
  • Fisioterapia e drenagem linfática pós-operatória;
  • Próteses, implantes ou materiais cirúrgicos específicos;
  • Honorários de outro especialista médico (patologista, clínico, etc.)

A cicatriz é um processo biológico no qual o cirurgião não tem o controle absoluto, entretanto, é uma consequência inevitável de qualquer cirurgia. Cabe ao cirurgião plástico posicioná-la no corpo da forma mais discreta possível. A qualidade da cicatriz depende basicamente de três fatores:

  • Técnica cirúrgica: é como o cirurgião realiza o fechamento minucioso da ferida cirúrgica.
  • Comprometimento do paciente: diz respeito ao seguimento rigoroso das orientações dadas pelo cirurgião ao paciente no pré e pós-operatório (ex: parar de fumar, uso de malhas compressivas, evitar certas atividades, evitar exposição solar, cuidados com a cicatriz, etc).
  • Organismo do paciente: alguns fatores étnicos podem levar a um padrão de cicatrização mais favorável, mas o corpo pode cicatrizar de maneira exagerada por razões não conhecidas. Este fator nem o paciente nem o cirurgião podem controlar.

Na Cirurgia Plástica, como em toda especialidade médica, não se pode prometer resultados ou garantir o sucesso do tratamento. O cirurgião deverá informar ao paciente os benefícios e os riscos de cada procedimento. A cirurgia plástica é um ato médico e, como toda prática médica, constitui uma obrigação de meio, não de resultado. Obrigação de meio significa que o médico precisa ter formação médica especializada para exercer determinada cirurgia e utilizar técnicas reconhecidas mundialmente com sólido embasamento científico. Também é obrigação do cirurgião, realizar os procedimentos em local adequado utilizando os melhores materiais disponíveis no mercado e oferecendo o melhor resultado possível para cada paciente. Contudo, não há garantia de determinado resultado.

Pode haver dor por um ou dois dias, caso a dor persista, o próprio cirurgião prescreve os analgésicos. Depois de alguns dias, os curativos são retirados e a paciente passa a usar um sutiã cirúrgico para a reabilitação.

As próteses de silicone são recomendadas quando o seio da mulher sofre certas modificações que alteram o volume da mama, a forma, a posição e também a textura, quando os seios estão flácidos. A prótese de silicone também é recomendada para as pacientes de pós-parto e as que já chegaram na menopausa.