Novidades

Plástica no verão? Preste atenção!
Categoria Geral

Plástica no verão? Preste atenção!

Não vamos falar de protetor solar de novo, pode continuar a ler sem receio! Com a chegada do verão a incidência de raios solares aumenta muito, principalmente no Nordeste. A maior exposição do corpo nesta época, a proximidade das festas de fim de ano e as férias escolares são alguns motivos do aumento da procura por procedimentos estéticos e cirurgias plásticas.

Há quem diga que o inverno é a melhor época para realizar esses procedimentos. Mas é possível realizar uma cirurgia plástica durante o verão, afinal, quem não quer começar o ano mais jovem e bonito? No entanto, é preciso ter alguns cuidados fundamentais. Para esclarecer o assunto, conversamos com o cirurgião plástico Dr. Raphael Sampaio.

Quais os procedimentos mais procurados nesta época?

A toxina botulínica e o preenchedores são os “carros-chefe” da estação. O primeiro, mais conhecido por Botox®, serve para uma infinidade de coisas. Podemos com uma aplicação simples, realizada no consultório, amenizar rugas de expressão como as de preocupação (linhas glabelares, entre as sobrancelhas e frontais que ficam na testa), pés de galinha (na lateral dos olhos), diminuir o sorriso gengival (o aparecimento excessivo da gengiva ao sorrir), arquear as sobrancelhas, para um olhar mais jovem, elevar o canto da boca retirando a aparência triste, melhorar a aparência do pescoço, tratar sudorese (suor excessivo de mãos, pés e axilas).

O preenchimento é uma técnica que tem ganhado bastante destaque. Ele pode ser feito no verão?

Sim. Os preenchedores também têm um papel fundamental. Hoje existem produtos como o ácido hialurônico que tem uma versatilidade impressionante. Apesar no nome “ácido”, não queima ou lesiona os tecidos, mas deve ser executado por médico experiente com amplo conhecimento da anatomia facial. O procedimento é rápido e a pessoa retorna às suas atividades imediatamente. Essa incrível substância é disponibilizada em várias densidades e concentrações podendo ser usada de forma eficaz no rejuvenescimento de diversas formas.

Qual a duração?

Tem duração de 9 meses a 2 anos, mas pode ser revertido com uma enzima chamada hialuronidase, o que aumenta a segurança e tranquilidade do paciente.

Há alguma novidade na área de procedimentos para tratamento do rosto?

Sem dúvidas o MD Codes é a grande novidade. O método foi desenvolvido pelo  médico brasileiro Dr. Maurício de Maio que conseguiu sistematizar o tratamento do rosto de forma harmônica e natural repondo volume sem engordar o rosto. O MD Codes possibilita o tratamento da desidratação da pele de “dentro para fora”, suavização de sulcos profundos como o sulco nasogeniano (bigode chinês) e as linhas de marionete, desenhar região malar acentuando a área do “blush”, esculpir o contorno da mandíbula, atenuar ou mesmo fazer sumir aquele excesso de pele que faz a gente parecer um bulldog, aumento do queixo, modelação do nariz sem cirurgia e com retorno imediato ao dia a dia habitual, aumento de lábios ou simplesmente um efeito de hidratação tipo gloss e tratamento de olheiras.

No verão as pessoas desejam realizar procedimentos rápidos e com resultado imediato. É possível?

Sim. Ainda dentro dos preenchedores não posso deixar de falar de dois produtos maravilhosos que são a hidroxiapatita de cálcio (radiesse®) e a recém chegada ao Brasil policaprolactona (ellansé®). Eles agem como preenchedores com um plus de estimular colágeno. Com um único tratamento pode-se obter resultados excelentes e duradouro. Conseguimos assim um efeito lift global. Podem ser usados ainda em outras áreas do corpo, melhorando o aspecto das indesejadas estrias e celulites.

Uma opção excelente para quem precisa de um tratamento mais intenso é o Biolift, um rejuvenescimento facial sem cortes que consiste na aspiração de gordura do abdômen ou face interna das coxas seguida de um processamento que faz com que ela seja dividida em partículas cada vez menores para depois ser devolvida em áreas específicas do rosto sem fazer com que a pessoa aparente estar mais gorda. O procedimento dura em torno de 45 minutos e o inchaço diminui rapidamente.

E quanto às cirurgias? O verão atrapalha a recuperação?

O principal é não expor a cicatriz ao sol nos primeiros 4 meses, por maior que seja sua vontade de exibir seu corpinho novo. O uso de blusas de proteção UV é fundamental para o corpo e bloqueadores solares devem ser aplicados em conjunto. Para evitar que a cicatriz escureça evite também expor ao sol áreas com equimoses (rouxidão), pois pode haver o risco de surgirem manchas de difícil resolução. Também não recomendo tomar banho de mar ou piscina até que esteja tudo cicatrizado após a retirada dos pontos ou a queda da cola cirúrgica que em geral acontece entre 14 e 21 dias. A hidratação adequada também é fundamental para uma boa recuperação e deve-se abusar de isotônicos principalmente nos primeiros dias de pós operatório.

Costumo sempre dizer que o melhor é sempre uma boa e sincera conversa em consultório. Uma recuperação mal feita influencia diretamente no resultado da cirurgia. Por isso, sempre pergunte ao seu médico quando estará liberada e tudo dará certo independente da estação do ano.

VOLTAR