Cuide da beleza interior #setembroamarelo

30 de setembro de 2022 Foto destaque da notícia

Antes de fazer qualquer procedimento, você precisa se conhecer. Aprender a amar a si mesmo todos os dias é um exercício diário e muito importante, pois a beleza está além do exterior. E se você não está bem com você mesmo, nenhuma cirurgia estética irá suprir isso.

O mês de Setembro é marcado pela prevenção e combate ao suicídio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é a principal causa de problemas de saúde e incapacidade do mundo. É uma doença capaz de deturpar a autoimagem, fazendo com que a pessoa desenvolva uma visão negativa de si, a ponto de torná-la incapaz de desempenhar suas tarefas diárias, seja no trabalho ou fora dele.

Como agravante, caracteriza-se como um considerável fator de risco para o suicídio. Identificar os sintomas da depressão não é tão simples, pois pessoas doentes podem conviver sem demonstrar os sinais em suas ações. Os sintomas da depressão são inúmeros. Porém, alguns sinais são percebidos por pessoas próximas como amigos, família e psicólogos. Se você sente algum desses sintomas, é importante que consulte um profissional que possa te ajudar.

Se você sente:
-Alterações no apetite e no sono
-Solidão
-Tristeza repentina
-Falta de ar
-Isolamento social
-Falta de concentração e dificuldades de tomar decisões
-Dores no corpo (tensões nos músculos, dores de cabeça em excesso…)
Entre outros.

Depressão não tem face e pode acontecer com qualquer pessoa. Prevenir essa doença é o melhor remédio. Alimente-se bem, esteja rodeado de pessoas que te façam bem, crie hábitos que te tragam bem-estar.

Ao menor sinal desse sintomas, procure um psicólogo. Converse com um amigo de confiança, ou um parente que poderá te ajudar. Além da beleza exterior, devemos nos preocupar com o que passa dentro da nossa mente. Falar é a melhor solução.

O Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio atendendo de maneira voluntária qualquer pessoa que deseja e precisa conversar.
Ligue gratuitamente para 188 ou acesse https://www.cvv.org.br/ e fale pelo chat ou email.