Otoplastia (Orelha)

4 Comments

otoplastiaOtoplastia é o procedimento feito para corrigir o afastamento das orelhas. Algumas pessoas nascem com o formato diferente das orelhas,o mais comum é a Orelha de Abano. A cirurgia visa diminuir a distância entre a borda da orelha e o couro cabeludo e formar a ante-hélice.
A otoplastia é um procedimento estético com objetivo de deixar as orelhas harmônicas, com a forma mais natural.
Para fazer esse procedimento o paciente precisa estar com o crescimento completo das orelhas, isso acontece por vola dos seis anos.

Indicação para Otoplastia

A indicação é feita baseada no grau de incômodo que o paciente apresenta. A otoplastia é feita para minimizar deformidades, seja de nascença ou após sofrer um traumatismo.
O paciente deve conversar com o cirurgião para entender o seu problema, compreender a solução e os riscos.

Otoplastia: Cirurgia

Anestesia: Local, local com sedação ou geral.
Tempo de internação: O paciente pode receber alta no mesmo dia ou no seguinte a cirurgia
Jejum: Aproximadamente oito horas sem ingerir líquido ou sólidos

 

Pós-cirúrgico

Deve-se evitar qualquer tipo de trauma as orelhas, inclusive dormir sobre ela por pelo menos três semana.
O paciente deve usar bandagem elástica, para proteger e imobilizar a orelha po 1,5 mês, apenas para dormir.
Os curativos geralmente são realizados com pomada e gaze. Ele é retirado após o periodo de 24 a 48 horas da Otoplastia, de acordo com o cirurgião.
Geralmente não há dor.
O paciente pode voltar as atividades normais após uma semana, para evitar traumas (principalmente crianças), adultos podem voltar as atividades em dois dias. Já para atividades físicas e que exigem esforço, deve ser leve no início.

Riscos da Otoplastia

A cicatriz desta cirurgia é praticamente invisível, por localizar-se atrás da orelha, no sulco formado por esta e o crânio. Além do mais, como se trata de região de pele muito fina, a própria cicatriz tende a ficar “quase imperceptível”, mesmo em algumas técnicas que utilizam pequenas incisões na face anterior.

 

Categories: Sem categoria

4 Responses to “Otoplastia (Orelha)”

    • Bom dia !

      Sr João Santos, algumas pessoas nascem com orelhas mal formadas,ou seja,com o formato diferente do normal.A otoplastia é a cirurgia que leva à correção destas alterações visando a harmonia da estética facial ,a idade ideal para a correção é a partir dos 6 anos,quando a orelha já alcançou o tamanho adulto,são raras as complicações da cirurgia e logo após a otoplastia,a orelha já se encontra praticamente do formato final,porém há edema e equimose(inchaço e roxidão)que regridem em ate 21 dias. Gostaria do seu telefone para conversarmos melhor a respeito,tenho muitas outras informações importantes!

      Saúde,paz e sucesso!

    • Boa tarde!

      Prezada, seja bem vinda aos nossos serviços !!

      A cirurgia de otoplastia tem por objetivo modificar a posição da orelha com o intuito de diminuir o aspecto da denominada ” orelha de abano” ,contribuindo assim para o bem- estar psicossocial do individuo ,importante frisar que não existe uma orelha igual a outra ,o que muda com a cirurgia é que a orelha terá um aspecto mais normal.A recuperação é bem tranquila ,não precisando se ausentar muito tempo de seus afazeres ,a dieta é livre e a única observação é evitar esportes de contato e impacto no pós operatório recente.São muitas informações importantes e por isso gostaria do seu telefone para conversarmos melhor .Aguardo retorno!

      Saúde ,paz e sucesso!!

Deixe uma resposta